1. ARTIGO - ROCHA, L. M. T. - CONCEITO DE SISTEMA DE MKT

CONCEITUAÇÃO DO SISTEMA DE MARKETING

 

 

 

Lúcia Mara Tavares Rocha*

 

 

 

          Hoje em dia, o marketing não deve ser compreendido no antigo sentido de fazer uma venda – “dizer e vender” –, mas também no novo sentido de satisfazer as necessidades do cliente.

 

          Para que as empresas tenham êxito em seus empreendimentos é importante investir em profissionais que atuam de forma eficaz na área de marketing, pois o marketing “é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Deste modo, os profissionais de marketing atuam no processo de identificar as reais necessidades de seus clientes e criar produtos e serviços possam satisfazer estas necessidades.

 

          Toda esta preocupação surge a partir do pressuposto de que o comportamento dos consumidores está constantemente sofrendo transformações e as mudanças estão cada vez mais frequentes.

 

          Podemos dizer ainda, que o marketing significa administrar mercados para dar oportunidade a trocas e relacionamentos, com o propósito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos.

 

          Os processos de troca envolvem trabalho. Os vendedores devem buscar seus compradores, identificar suas necessidades, criar bons produtos e serviços, determinar preços razoáveis para eles, promovê-los efetivamente, armazená-los e entregá-los eficientemente. Atividades como desenvolvimento de produtos, pesquisa, comunicação, distribuição, fixação de preço e serviços são atividades centrais do marketing.

 

          Embora em geral pensemos que o marketing é desenvolvido por vendedores, os compradores também trabalham com atividades de marketing. Os consumidores fazem “marketing” quando pesquisam os bens desejados a preços que possam pagar. Os agentes de compras organizacionais fazem “marketing” quando localizam vendedores e negociam boas condições.

 

          Todavia, o sistema de marketing contribui na aquisição de dados relevantes para a elaboração de uma pesquisa mercadológica, pois, o principal motivo da empresa é conquistar mercado. Deste modo, a intenção desta conquista é criar uma rede de relacionamento consolidada com seus clientes e parceiros. O sistema de marketing assume o papel para atingir as metas organizacionais, consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e oferecer as satisfações desejadas de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes.

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

__________________________________

 

*Graduada em Administração, com habilitação em Marketing, pela Faculdade do Amapá – FAMAP e Pós- Graduada em Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Tecnologia do Amapá – META. Email: anamara.ap@hotmail.com. Publicado no endereço: http://prof-julio.jimdo.com/portugu%C3%AAs/

Write a comment

Comments: 0
Prof e Analista de Sistemas. Dúvidas e sugestão:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.